domingo, 31 de julho de 2016

O que é alimentação saudável?



Muito se fala sobre alimentação saudável e que devemos tê-la diariamente na nossa vida para termos saúde, mas afinal o que é alimentação saudável?

Para a nutricionista Ellyn Satter alimentação saudável é:

“Alimentar-se normalmente (de forma saudável) é ser capaz de comer quando você está com fome e continuar comendo até você ficar satisfeito. É ser capaz de escolher os alimentos de que você gosta e comê-los até aproveitá-los suficientemente – e não simplesmente parar porque você acha que deveria.
Alimentar-se normalmente é ser capaz de usar alguma restrição na seleção de alimentos para consumir os alimentos certos, mas sem ser tão restritivo a ponto de não comer os alimentos prazerosos.
Alimentar-se normalmente é dar permissão a você mesmo para comer às vezes porque você está feliz, triste ou chateado ou apenas porque é tão gostoso. É também deixar alguns biscoitos no prato porque você pode comer mais amanhã ou então comer mais agora porque eles têm um sabor maravilhoso quando estão frescos.
Alimentar-se normalmente é comer em excesso às vezes e depois se sentir estufado e desconfortável. Também é comer menos de vez em quando, desejando ter comido mais. Alimentar-se normalmente é confiar que seu corpo conseguirá corrigir os errinhos da sua alimentação.
Alimentar-se normalmente requer um pouco do seu tempo e atenção, mas também ocupa o lugar de apenas uma área importante dentre tantas da sua vida. Resumindo, o “comer normalmente” é flexível e varia em resposta às nossas emoções, nossa agenda, nossa fome e nossa proximidade com o alimento.”

Alimentação saudável vai muito além de uma combinação perfeita de nutrientes! É uma alimentação que envolve aspectos emocionais e psicológicos, onde não existe perfeição e sim algumas “falhas” e estas dão equilíbrio para sua relação com a comida.
Alimentação saudável é você oferecer ao seu corpo alimentos que beneficiam sua saúde e oferecer alimentos que satisfaçam sua vontade, mesmo que esses alimentos não sejam o alimento mais equilibrado do ponto de vista nutricional. Enfim, é encontrar um equilíbrio e comer sem neura.
Como disse Elly Satter, alimentação deve ocupar um lugar importante na sua vida, mas não deve ser o centro dela. Pensar o tempo todo no que vai comer não é legal e causa muito estresse. Alimentação é apenas uma das áreas da sua vida dentre tantas outras!
Gostou do texto? E quer que outras pessoas compreendam o que é uma alimentação saudável?
Compartilhe esse texto com pessoas queridas e as ajude a terem uma alimentação saudável com um gosto leve!


Beijos e até a próxima! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário