segunda-feira, 29 de agosto de 2016

10 motivos pelos quais a dieta da revista não funciona




A cada semana as revistas lançam uma dieta diferente e as pessoas na esperança de emagrecer, compram essa revista e começam a seguir essa dieta, mas no texto de hoje darei 10 motivos pelos quais a dieta da revista não funciona. 


Vamos lá? 

1. A dieta não leva em consideração suas necessidades energéticas
As dietas das revistas estipulam uma quantidade padrão de comida sem levar em consideração seu grau de fome, de saciedade e atividades diárias. A intenção é clara, deixar você com fome, o que pode gerar estresse e ansiedade ao longo do tempo! 

2. A dieta sempre se baseia na restrição de algum grupo alimentar

Você já se perguntou por que nessas dietas há sempre restrição de algum grupo alimentar? 
Algumas pessoas necessitam restringir alguns alimentos por causa de alguma doença, como a doença celíaca onde se restringe alimentos que contêm glúten. 
Mas na ausência de doença qual a necessidade de restringir alimentos? 
É totalmente sem fundamento, né?! É muito achismo para pouca ciência. 
Na ausência de doenças não há necessidade de restrição de alimentos. 

3. Propaga o terrorismo nutricional 

Não pode isso! Não pode aquilo! Não pode aquilo outro! Esse tipo de dieta sempre se baseia em dizer o que não pode e como determinado alimento faz mal à saúde. Em contrapartida endeusa outros alimentos como se estes fossem dá saúde, longevidade e fazer emagrecer da noite para o dia. 

4. Trata você como uma máquina 

Essa dieta baseia em equações como se você fosse uma máquina. Você comerá tanto e perderá tanto, mas não é exatamente assim que acontece. Os nutrientes que ingerimos são destinados a diversas atividades dentro nosso organismo, por isso não dá para assumir tanta exatidão com a alimentação, além do que, existem fatores emocionais e sociais que envolvem a alimentação humana, por isso ela se torna tão complexa. 

5. Não inclui alimentos da sua preferência 

Em qual dieta que você realizou que levou em consideração suas preferências alimentares? Imagino que nenhuma! A dieta segue um padrão sem levar em consideração a individualidade, causando frustração durante o processo. Comemos para sobreviver e para nos nutrir, mas também para nos relacionarmos, para nos identificarmos e demonstrar um estilo de viver. 

6. Prezar, sobretudo, a estética e não a saúde 

Qual é o discurso principal dessas dietas? O emagrecimento pela estética e não pela saúde até porque se fosse pela saúde aconselharia você a procurar um médico e um nutricionista para fazer uma avaliação adequada do seu estado de saúde. As revistas utilizam o discurso de saúde para propagar um único tipo de corpo e encaixar todos em um padrão sem sentido, mas em nenhum momento está preocupada com sua saúde. 

7. Dieta baseada apenas pelo olhar biológico

Festa? Dia triste? Dia alegre? Tudo isso não é considerado nesse tipo de dieta. Como venho escrevendo ao longo deste texto, o ser humano está envolvido no aspecto biológico, social e emocional e a alimentação também está inserida nessas três esferas, por isso as três esferas precisam estar presentes no momento de modificar seus hábitos alimentares. 

8. Faz comparação entre um biotipo e outro

Quando alguma dessas dietas valorizou o seu biotipo? Explicou que cada ser humano possui seu próprio tipo de corpo? E que mesmo emagrecendo seu corpo pode ser que seu corpo não fique igual ao da modelo e nem igual ao da blogueira fitness? 
É feito uma supervalorização de um único biotipo e comparação dele com outros biotipos como se outros formatos corporais não fossem bonitos o suficiente. E aí você começa a entrar numa guerra para tentar ter um corpo que não é seu e assim desrespeita a natureza do seu corpo causando muito sofrimento para você. 

9. Culpa você quando você não consegue seguir a dieta 

Você já parou para pensar que talvez você não seja inteiramente responsável pelo fato de não conseguir realizar a dieta? Já parou para pensar que talvez o método da dieta não tenha sido o melhor para você e por isso você não conseguiu seguir? 
Mas a culpa cai sempre sobre você, não é mesmo? 
Que tal pensar que nem sempre a culpa é sua? 

10. Ela foi feita para falhar 

Depois dos 9 motivos que foram apresentados o resultado é obvio: FALHAR!  A dieta da revista foi feita para falhar. 

Louco, né?! Mas é a mais pura verdade, a alimentação humana é muito complexa para se resumir em algumas páginas da revista. TODA A SUA HISTÓRIA DEVE SER RESPEITA NO PROCESSO DE EMAGRECIMENTO! 

E aí, gostou do texto de hoje? Que tal compartilhar com aquele amigo (a) que sempre segue a dieta de revista? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário