Mais mesa, menos sofá!

11:45


Qual foi a última vez que você realizou alguma refeição com familiares e amigos em volta da mesa?

Se já faz algum tempo ou você nem lembra mais, esse texto é para você! 

Com a vida corrida que temos fica difícil se reunir para realizar uma refeição com todos os familiares juntos. Cada um chega em casa em um horário, não há tempo de preparar a comida, come-se um lanche e tudo resolvido! 

Ou nem tudo está tão resolvido assim! 

A reunião da família para realizar a refeição oferece diversos benefícios às pessoas, por exemplo, para as crianças que estão aprendendo a se comunicar e enriquecendo seu vocabulário, o falatório típico que ocorre entre os membros da família pode estimular a criança a falar e desenvolver adequadamente sua capacidade de comunicação. 

As crianças aprendem na prática a compartilhar a comida com mais alguém que está presente naquela refeição, a esperar o pai ou a  mãe a colocar a comida, afinal nem tudo acontece no tempo que queremos e aprende também a argumentar porque deseja ou não comer determinado alimento. 

Quando comemos em família, geralmente,  a comida que está presente sobre a mesa é caseira, ou seja, menos industrializada e mais natural oferecendo mais saúde para nosso corpo. Além disso, o processo de preparo da comida pode envolver vários membros da família para ajudar quem está se aventurando a mestre cuca na cozinha e mais uma vez reforça os laços familiares e oferecer ao corpo alimentos de qualidade. 
É claro que nem tudo são amores quando nos reunimos na mesa, ainda mais quando temos temas difíceis a serem tratados, mas aquele momento da refeição onde acontece o olho no olho não deixa escapatória e temos que inevitavelmente tratar desses assuntos. O momento de comer à mesa pode ser um momento para resolver alguns problemas familiares também. 

Ah! Josi, agora eu desanimei de comer com minha família?

Não desanime! Momentos como esse são muito importantes para reforçar nossos laços familiares e proporcionar crescimento pessoal. Se o clima com os seus familiares não é muito bom, comer à mesa pode ser o primeiro passo para construir uma atmosfera onde todos possam falar e ouvir, estabelecendo uma relação mais harmoniosa e com intimidade. 

Tente separar algum dia da semana e alguma refeição para se reunir, para conversar e ouvir pessoas queridas por você. A alimentação nos proporciona esses tipos de coisa: amor, conversa, aprendizagem, discussão, intimidade e harmonia! 

E aí, ficou tentado a reunir a família para comer uma comida saborosa? 

Faça isso e depois comente a experiência aqui no blog. Estou curiosa, de verdade! 

Beijos e até a próxima! 

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários