quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Dieta do Glúten - será que funciona?




Você já sentiu isso? 

Aquele mal-estar depois de comer algum alimento que contém glúten? 

Se sim, aconselho que procure um médico para diagnóstico correto e procure também um nutricionista para substituição adequada dos alimentos. 

Agora, se você respondeu não, eu tenho uma pergunta pra ti. Por que lutar tanto contra um nutriente que não te faz mal algum? 

O glúten passou a ser responsável, da noite para o dia, pelo aumento de peso de boa parte da população e desenvolvimento de doenças (achismo puro). E como consequência da pseudociência e nutricionismo (nutrição + terrorismo) pessoas estão parando de comer alimentos que contêm glúten, muitas das vezes sem necessidade clínica confirmada. 

Quantos alimentos você vai excluir por conta dos achismos? 

Resultado da exclusão do glúten da sua refeição? 

E-M-A-G-R-E-C-I-M-E-N-T-O 

Aí está vendo, Josi?! Glúten engorda!!! Precisamos eliminá-lo!

Sinto muito em informar, mas você está errado! 

Onde você encontra preparações com glúten? Pense um pouquinho! 

Ele é encontrado em qualquer preparação que leve trigo, aveia, centeio, cevada e malte, ou seja, está presente nos bolos recheados, pizza, tortas, bolachas, salgadinhos, entre outros alimentos. 

O que esses alimentos têm em comum, além do glúten? 

São alimentos que possuem grande quantidade de gordura, açúcar e sal e quando consumidos em excesso podem levar ao aumento do peso corporal. 

Hum isso te recorda algo? Esses alimentos eram presentes constantemente na sua rotina alimentar? 

Logo a partir do momento que você exclui o glúten da sua dieta, consequentemente, bolo, pizza, tortas, bolachas, salgadinhos estão fora dos seus hábitos e a partir daquele momento você emagrece, pelo menos nos primeiros meses! 

Então, o problema não era o glúten, mas a gordura e o açúcar desses alimentos que você em ingeria em grandes quantidades

Essa guerra contra o glúten é descabida e sem sentido. Como afirmei acima, pessoas que não podem consumir alimentos que contêm glúten devem fazer acompanhamento nutricional e médico para aliviar os sintomas da doença celíaca. Mas você que não possui nenhuma doença de origem alimentar não deve sair excluindo alimentos de forma indiscriminada, isso pode causar transtornos sociais (Lembre-se! Comer é um ato social) e de saúde ( a partir do momento que você exclui um alimento por um longo período de tempo, sem orientação, você reduz a chance de ter uma dieta equilibrada nutricionalmente). 

Lembre-se! Nosso lema é estabelecer uma relação agradável com a comida! 

Beijos e até a próxima! E não se esqueça de compartilhar este texto! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário