segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Ficar com fome para emagrecer - será que funciona?



A fome passou a ser grande vilã do cotidiano das pessoas que não conseguem acertar o ponteiro com a balança. 

Agora como não se bastasse ser magérrimo, é preciso não sentir fome. 

Em tempos atuais, é comum ouvir falar da fome como se realmente fosse algo ruim. Mas me deixe esclarecer algumas coisas aqui. 

A fome é fisiológica e natural, mesmo que você tente de todas as formas burla esse mecanismo de nada adiantará. De acordo com Sophie Deram* : " A fome é a sensação fisiológica através da qual o corpo percebe que necessita de alimento para manter suas atividades inerentes à vida". 
Que fome de leão! 


A fome existe para "recarregar" nossas energias! O mesmo acontece com seu celular já percebeu? 

Quando a bateria está em 100% o celular funciona perfeitamente, mas conforme o uso, a bateria vai acabando até que chega um momento que o celular não executa certas funções (executa somente as básicas), dá sinais que precisa ser recarregado e caso você não atenda a esse pedido ele desliga e te impede de usá-lo de qualquer forma. E como hoje o celular é muito importante nas nossas vidas atendemos logo o pedido de ser recarregado. Arrumamos carregador e tomada em qualquer lugar que seja, porque essa solicitação deve ser atendida imediatamente. 

Mas o corpo não tem a mesma sorte! Quando a fome aparece tentamos de todo jeito evitá-la, algo que traz consequências ruins a você, como irritação, dor de cabeça, fraqueza, lentidão e exagero na hora de se alimentar, pois quanto mais você ignora a fome mais seu cérebro "aumenta" este sinal. 

Qual o resultado? 

Descontrole alimentar. Você come como se não houvesse amanhã e não é uma saladinha que faz parte dessa dieta descontrolada, mas sim alimentos bem gordurosos e açucarados, porque seu cérebro objetiva proteger você de uma provável escassez (ele não sabe que você está induzindo isso, ele acredita que você está passando fome) a consequência é: AUMENTO DO PESO! 

Essa estratégia de evitar ou passar fome para emagrecer é falha e tem efeito reverso, visto que provoca exageros na alimentação provocando o aumento do peso. 

O melhor é aceitar a realidade! Sentiremos fome e precisamos comer. Se você satisfazer sua fome na hora que ela aparecer ... melhor será as consequências para seu corpo e mente, assim o emagrecimento pode ocorrer através de atitudes saudáveis. 

*Sophie Deram é nutricionista e autora do livro "Peso das dietas", do qual eu recomendo a leitura. Espero que vocês tenham a oportunidade de ler esse livro maravilhoso. 

Curtam, compartilhem e comentem! 

E sejam mais gentis com vocês! 

Beijos e até próxima! 







Nenhum comentário:

Postar um comentário