3 mitos sobre o leite

20:17


Outro dia ouvi em uma reportagem na TV que: "o leite é um veneno". O leite, assim como outros alimentos, está no banco do réu no tribunal do terrorismo nutricional, porém pode ser visto como alimento "perfeito" em outros momentos. Pensando nisso escolhi 3 mitos que sempre estão em pauta nesse tipo de discussão com o intuito de esclarece-los. Então, vamos lá! 

1. O ser humano é o único na natureza que toma leite depois da fase infantil 

Esse não é exatamente um mito, mas um argumento utilizado para justificar a interrupção do consumo de leite na fase adulta. 
O fato do ser humano ser o único animal a tomar leite na fase adulta é sinal de que houve uma evolução no nosso organismo que possibilitou essa ação, mas isso não que dizer que seja algo ruim. Muito pelo contrário, pois o leite é um alimento fonte de cálcio e de fácil acesso para boa parte da população, auxiliando na saúde dos nossos ossos e dentes. 

2. Leite ajuda a melhorar a gastrite 

Esse mito é bem comum entre as pessoas. O leite não melhora a gastrite e até  pode piorar os sintomas. Logo de início pode parecer que houve um alívio por causa da reação química que neutraliza o ácido do estômago, porém quando a digestão começa... os sintomas podem reaparecer, pois o leite vai estimular a produção de ácido para que ocorra digestão do mesmo. 

3. Leite só tem gordura 

O leite possui gordura, proteínas de boa qualidade, cálcio, vitamina A, vitamina D e B12. Gordura não é o único nutriente deste alimento. Então, excluí-lo da sua alimentação utilizando dessa justificativa não é algo sábio. Deve se avaliar a alimentação como um todo e não excluir alimentos por causa de mitos como esse. Lembre, o leite é um alimento riquíssimo do ponto de vista nutricional. 

E aí gostou dos esclarecimentos?
Que tal compartilhar esse texto com mais alguém que anda com medo de consumir leite? 

Beijo e até a próxima! 



  • Share:

You Might Also Like

0 comentários