segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Transtorno alimentar em homens




"Os transtornos alimentares em homens são menos recorrentes do que nas mulheres, mas mesmo em menor número de casos eles existem." 

Na verdade nós não sabemos se existem poucos casos de homens com transtorno alimentar ou poucos homens procuram tratamento para essa doença. 

Um pouco de história...

Nossa sociedade foi formada sob a ideologia do machismo, ou seja, coloca o homem na figura de dominador e invencível, logo esse super-homem nunca fica doente e nem precisa cuidar da própria saúde.

Mas a verdade é que nossa sociedade mudou. O feminismo tem papel relevante nisso, pois promoveu e promove o empoderamento das mulheres para que elas possam ser donas da própria vida, do próprio corpo, que essas mulheres possam estudar e trabalhar e ganhar salários condizentes com sua função. O feminismo luta para que as mulheres possam ser respeitada nos ambientes que frequenta e principalmente para que todas as mulheres sejam independentes e decidam o rumo da própria vida. 

Depois dessa breve explicação sobre o feminismo ... está claro que nossos papéis como homem e mulher mudou na sociedade, não é mesmo? 

Na época dos nossos avôs ... homens eram os provedores e responsáveis pelo sustento da família e as mulheres eram donas de casa e responsável pela educação das crianças. 

Diante dessas mudanças, as mulheres assumiram novos papéis e os homens tiveram que se encontrar nesse turbilhão de informação dos últimos anos. 

Essas mudanças não são ruins. Ok? Muito pelo contrário, foram e são ótimas. 

Voltando ao momento atual...

Tentando se encontrar nessa nova sociedade (com alguns elementos da antiga) homens agora se preocupam mais com a imagem corporal (disfarçado pelo discurso de ser saudável) 

Josi, isso é muito legal!!! 

Calma, tem algumas ressalvas. A imagem que o homem procura projetar através de seu corpo é de um homem FORTE tentando resgatar o papel de provedor que antes fora imposto. E esse corpo forte é típico do porte: barriga tanquinho, braços definidos e pernas definidas. 

O referencial de beleza masculina hoje é esse:

A pergunta é: Todos conseguem ficar assim?
Hum ... acho que não! 
E aí, surge as complicações, pois como venho falando em alguns textos cada ser humano tem seu próprio tipo de corpo e este responde ao exercício e a alimentação de forma diferente. 

Por isso, alguns homens ganham massa muscular rapidamente e outros não. 

E a procura pelo ideal de beleza somada a falta de preocupação com saúde pode trazer sérios danos à saúde dos homens, pois surge práticas inadequadas para ganhar massa muscular e perder peso, originando o transtorno alimentar. 

Por fim, se algum amigo, namorado, marido, filho ou colega te confidenciou que se preocupa de forma exagerada com a imagem corporal, escute o atentamente e procure ajuda. Não diga que é bobagem! Homens também têm problemas de saúde e suas preocupações estéticas.

Nota: nem todos o homem musculoso tem transtorno alimentar. Não é uma relação causal, porém alguns homens com transtorno alimentar encontram-se inserido nesse ambiente (academia), onde a propagação do ideal de beleza é feito de forma recorrente. 

Curta, compartilhe e comente. E ajude a cuidar da saúde dos homens. 

Beijos e até a próxima



Nenhum comentário:

Postar um comentário