quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

5 coisas que não te contaram sobre o glúten




1. Glúten é uma proteína 
Isso mesmo! É uma proteína formada pela gliadina e glutenina nos trigos. Hordeína na cevada. Avenina na aveia. Secalina no centeio.  

2. Confere elasticidade aos pães
Essas duas proteínas (gliadina e glutenina) juntas conferem elasticidade aos pães. Sabe quando você consegue esticar a massa do pão ou da pizza depois de sová-la. Pois é, o glúten é responsável por essa característica. Bacana, né? 

3. Faz com pães e bolos cresçam 
O glúten é responsável por formar uma "rede" que segura o ar (gás carbônico) produzido pelo fermento químico ou biológico dentro da massa, assim o ar fica "aprisionado", fazendo com o pão e o bolo aumente de tamanho. 

4. Algumas pessoas têm intolerância 
Algumas pessoas precisam excluir qualquer alimento com glúten ou com traço de glúten da dieta. Ao ingerir alimentos que contêm glúten as pessoas com doença celíaca tem diversas reações, como anemia, irritabilidade e distensão abdominal. 

5. Não causa inflamação para todos 
Apenas 5% da população mundial apresenta intolerância ao glúten. O medo que se tem pelo glúten é apenas mito, pois nem todo mundo precisa excluir por motivos de doença. O glúten também não é responsável pelo seu aumento de peso. Nesse texto eu apresento o motivo pelo qual a dieta sem glúten provoca o emagrecimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário