quinta-feira, 2 de março de 2017

"Nutricionista proíbe tudo" Será???


Para os estudantes de nutrição e nutricionistas uma realidade se faz presente a partir do momento que dizemos para outras pessoas qual é/será nossa profissão. Essa realidade é: ser vista como alguém que controla tudo o que os outros comem e que sempre está disposto a dar palpite no prato alheio.

Quando eu iniciei a faculdade as piadinhas relacionando a nutrição como uma profissão proibitiva eram bem intensas, não pelos nutricionista, mas por pessoas leigas na profissão. 

No fim do ano passado eu fui a um piquenique com amigos do tempo de escola e quando cheguei todos começaram a esconder os alimentos ricos em açúcar e gordura dizendo "a nutricionista chegou, esconde, esconde" e eu fiquei me perguntando em qual momento eu dei a impressão de abominar tais alimentos ao ponto das pessoas precisarem esconder?

Eu nunca fiz isso, aliás, sou super a favor de uma alimentação equilibrada e que tenha a maior diversidade possível de alimentos. Porém, temos uma mídia que mostra a minha futura profissão personificada de polícia alimentar. E infelizmente a sociedade passa a ver os estudantes de nutrição e os nutricionistas como profissionais prontos para meter o bedelho na comida dos outros. 
Gourmet,simples, orgânica, rica em vitaminas, minerais, açúcar.
 O importante é encontrar um equilíbrio nessa diversidade de alimentos e cuidar da saúde 

Diante de informações tão errôneas sobre a nutrição, deixa eu esclarecer uns pontos para você. 

1. Momentos comemoração: passeio, festa, happy hour, aniversário  e qualquer outro momento como este é acompanhado por certos tipos de comida e entendemos isso completamente. Comida tem nutrientes, história, cultura e sentimentos!!! 

2. Olhar o prato: até podemos olhar o seu prato e saber que tem exagero (ou falta) em algum nutriente, mas não vamos ficar julgando você mentalmente, a final temos nosso prato delicioso de comida para saborear também! 



3. É nutricionista e come chocolate: SIM!!! Mil vezes sim, comemos chocolate! Sabe por que? 
Porque sabemos que comemos para nos nutrir, mas comemos também pura e simplesmente pelo prazer de ter o chocolate derretendo na boca. 

4. Se for necessário....puxaremos você de canto e falaremos que a maneira que você  está se alimentando não está boa. Quando isso vai acontecer? Quando tiver uma doença associada com a alimentação e percebemos que você não está se importando muito ou quando a sua atual rotina alimentar possuir características que pode prejudicar sua saúde. 

Josi, mas tem nutricionista que é proibitivo (a). Sim, eu imagino que tenha mesmo, porém isso pode ser algo particular da personalidade dele (a) e não algo intrínseco à profissão. 

Antes de tudo, nutricionista é um profissional da saúde, por isso preza pelo bem estar social, físico e mental de cada pessoa. 

Beijos e não tenha medo de comer perto da gente. Somos tranquilas (os) hahahaha

Até a próxima! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário