"Não como fruta porque tem açúcar" - A linha tênue entre a alimentação saudável e a ortorexia

09:21


A ortorexia não está classificada como transtorno alimentar ainda, mas faz parte do comer transtornado. A característica principal desse transtorno é a obsessão por comer tudo de maneira absolutamente saudável. 

As frutas que são bem vista na alimentação saudável ganham uma ar de vilania, pois têm açúcar. Vale lembrar que o açúcar presente na fruta não chega nem perto da quantidade de açúcar presente nos alimentos ultraprocessados hein. 

Vegetais? Tem que saber a procedência de todos de forma minuciosa. 

Para a pizza com os amigos a pessoa leva sua própria marmita para não ter que chegar perto da refeição considerada nada saudável. Na impossibilidade de levar algo ela não comparece ao evento ou não come nada que tenha na festa. 

Comida tem que ser limpa, livre de agrotóxicos, livre de açúcar, gordura, sal e qualquer outra coisa que possa causa mal a saúde. 

Josi, mas nós não temos que procurar consumir alimentos sem agrotóxicos, com baixo teor de açúcar, gordura e sal? 

Sim, temos sim. Porém quando a busca da alimentação saudável torna-se obsessiva ao ponto de você não conseguir se relacionar com pessoas do seu meio por causa da comida ... aí temos um problema!!!

A alimentação está lá com a função de ser funcional, prevenir o câncer e ser ostentada como vitória pela "disciplina" de seguir uma dieta minuciosamente calculada em nutrientes, mas que nenhum momento atende seu gosto e prazer. 

Saúde também envolve bem-estar mental. Ora teremos uma comida rica em gordura e açúcar, ora rica em vitamina e minerais, ora vamos comer porque gostamos ou porque simplesmente faz bem para o corpo. 

E nessa abundância de alimentos vamos tentando encontrar saúde, gostosura e equilíbrio

Curta, comente e compartilhe para que outras pessoas se beneficiem desse tipo de conteúdo. 

Beijos e até próxima! 

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários