Alimentação saudável: Aprenda o que é, benefícios e como adotá-la

12:00


Alimentação saudável

Alimentação saudável é consumir alimentos que proporcionem bem estar físico, psíquico e social, além disso é ter uma boa relação com a comida.

Introdução

Você sabe o que é alimentação saudável? Alimentação saudável é o hábito de alimentar-se com a maior diversidade de alimentos possíveis, que sejam na sua grande maioria naturais e livres de contaminação por fungos, bactérias, produtos químicos, entre outros.

Mas é apenas isso? Não, alimentação saudável também envolve um comportamento saudável com a comida respeitando suas vontade e comendo sem culpa.

Alimentação saudável e saúde

A alimentação saudável está relacionada com a qualidade de vida que por sua vez está ligada ao bem estar físico, psíquico e social caracterizando também a definição de saúde, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Equilíbrio

E por falar em saúde não podemos esquecer uma palavrinha muito utilizada quando tratamos do assunto que é: Equilíbrio.

Uma alimentação saudável precisa envolver o equilíbrio. E por equilíbrio na alimentação entende-se a habilidade de comer diversos tipos de alimentos dentro do que corresponde à saúde, religião, ideologia, cultura e meio social. Isso significa que em determinados momento comeremos para respeitar cada um dos fatores acima.

O fato de você comer rúcula para aumentar sua ingestão de fibra, vitamina e minerais e consequentemente melhorar a sua saúde não exclui a possibilidade de você comer chocolate.

Josi, então comer chocolate pode ser saudável?

Sim e não! Explico, utilizar um único alimento para se dizer saudável não é adequado já que a alimentação envolve uma série de comportamentos ditos saudáveis.

Mas se você perceber qual é o momento de maneirar no chocolate (e outros alimentos dentro dessa categoria), sua alimentação é composta na maioria das vezes por alimentos naturais e você come sem culpa podemos dizer que você está seguindo uma alimentação equilibrada.

Até aqui já falamos da importância de ter equilíbrio na alimentação e como ela pode ajudar nossa saúde. Falei também sobre alimentos naturais. E você sabe qual é a classificação de uma alimentação saudável? Nós sabemos e vamos contar tudo para você. Vamos lá!

Classificação da alimentação

Alimentos naturais e minimamente processados

Alimentos naturais são todos os alimentos vindo da natureza. E por isso não possuem adição de corante, açúcar ou gordura. Na nutrição os chamamos de alimentos in natura.

Já os minimamente processados são alimentos que passaram por algum tipo de limpeza, remoção de parte não comestível, pasteurização, congelamento, entretanto não sofreram adição de nenhum outro ingrediente. Ex: feijão, arroz, leite, carne entre outros.

Alimentação saudável


Alimento processado

Alimentos processados são aqueles alimentos que foram retirados da natureza e passaram por algum tipo de modificação para conservação e/ou melhora para paladar. São adicionados sal, açúcar, vinagre ou óleo. Ex: frutas e legumes em conserva, carne seca, sardinha e atum enlatado.

Alimentos ultraprocessados

Os alimentos ultraprocessados são os alimentos que sofreram adição de gordura, sal, açúcar, corantes, ingredientes com nomes desconhecidos da população e em nada se assemelha com os alimentos naturais. Ex: bolacha recheada, sorvete, bala, macarrão instantâneo.

Agora, vamos fazer um teste? Responda qual dos alimentos abaixo é mais prejudicial à saúde!

      1. Abacaxi (in natura)
      2. Abacaxi em calda (processado)
      3. Suco em pó sabor abacaxi (ultraprocessado)

Se você respondeu o suco em pó de abacaxi acertou! A regra é bastante simples basta observar se o alimento em questão foge muito do que vemos na natureza.

Existe suco em pó na natureza (ou abacaxi em calda)? Se a resposta é não é bom começar a desconfiar das contribuições desses alimentos para nossa saúde, pois como foi muito modificado há pouca ou nenhuma quantidade de vitamina/minerais e muita adição de açúcar, gordura ou sal, o que em grande quantidade pode provocar doença.

Agora que você já aprendeu sobre a classificação dos alimentos. Vamos à composição!

Composição dos alimentos

Os alimentos são compostos por macro e micronutrientes. Macronutrientes correspondem ao carboidrato, à gordura e proteína, já os micronutrientes correspondem à vitaminais e aos minerais. E cada um deles têm funções específicas no nosso corpo como explico abaixo.

Carboidrato

Está presente na batata, mandioca, milho, no macarrão, arroz, pão. Sua função é proporcionar energia para o corpo e na ausência desse nutriente podemos ficar estressados e sem ânimo para realizar qualquer atividade. Sabe por quê? Bem, o nosso querido cérebro possui um relacionamento sério e exclusivo com o carboidrato, por isso na falta deste nutriente nos sentimos mal.

Gordura

Está presente em óleos, manteiga, margarina, carnes, ovo, leite e derivados. É importante para constituição das nossas células, formação dos hormônios e absorção de vitaminas.

Proteína

Está presente em leite e derivados, carne, ovo, soja e em algumas verdura também. Sua função no corpo é estrutural, pois está presente em cabelos, unhas, músculo, osso, pele; é catalisadora, ou seja, auxilia o corpo em diversas reações química que sem a proteína poderia demorar muito tempo para ocorrer; faz parte da constituição dos hormônios e sistema imunológico.

Vitamina e minerais

São necessários para manutenção do organismo, entretanto, em pequena quantidade. Está presente em boa parte dos alimentos naturais, por isso a importância destes para nossa alimentação e saúde.

Você percebeu que cada nutriente tem uma função específica nosso corpo e que sua principal função é nos deixar bem para realizar nossas atividades?

Os benefícios de uma alimentação saudável são muitos. Veja só:

    1. Melhora a disposição e energia
    2. Funcionamento adequado do intestino
    3. Previne o surgimento de doença
    4. Auxilia na manutenção do peso

Se você chegou até esse ponto do texto é provável que saiba o que é uma alimentação saudável, entretanto para aprofundar ainda mais o nosso conhecimento me diga o que não é alimentação saudável e o que devemos evitar.

O que não é uma alimentação saudável?

É muito comum pensarmos em uma alimentação não saudável como algo que inclua alimentos ricos em gordura e açúcar. Certo ? Mais ou menos, lembra que te falei de comportamento lá no comecinho do texto? Pois é dele que vamos falar agora.

Comportamento alimentar é tão importante quanto a composição da alimentação. As pessoas costumam separar os alimentos entre ruins e bons, vilões e mocinhos, da dieta e do dia do lixo. Mas há um paradoxo nessa forma de se alimentar, pois quando você está comendo o alimento "bonzinho" se senti mal por não está comendo o alimento "ruim".

Olha para o alimento "bonzinho" com certo de desprezo e pensando: O que você faz no meu prato?

E aí quando é a vez do alimento "ruim" ser consumido o pensamento é: Meu Deus eu deveria estar comendo salada, mas olha o que estou fazendo?

Conseguiu entender algo desse tipo de comportamento?

Na Nutrição Comportamental (link história) diríamos que isso é típico de quem vive a mentalidade da dieta.

A pessoa não consegue estabelecer, ela até tenta, uma alimentação saudável e um bom relacionamento com a comida, assim surge pensamentos disfuncionais como exemplificado acima dificultando ainda mais o processo de adoção à uma alimentação adequada.

Comer salada não exclui a sua vontade de comer doce. Comer doce não impede que você coma salada. Aí nesse momento que entra o equilíbrio e bom senso para dizer o que devemos ou não comer.

Emagrecimento

Eu falei tudo isso, mas tem um tema em específico que você quer saber que é: o emagrecimento.

Existe uma associação de alimentação saudável com emagrecimento, mas isso não necessariamente é verdade.

O emagrecimento pode ocorrer dentro de uma alimentação saudável, mas nem todo mundo que come dessa forma está procurando o emagrecimento.

É importante entender que existe uma pressão para que todos caibam dentro de um padrão de beleza e muitas vezes essa pressão vem disfarçada de "precisamos ser saudáveis" como se a alimentação fosse feita para um tipo específico de corpo.

As mulheres são as que mais sofrem com esse tipo de pressão e numa tentativa de adequar as exigência dessa sociedade começam o emagrecimento por dieta que não respeita suas vontade, seu corpo e realidade financeira. E aí a alimentação saudável ganha injustamente uma ar de "impossível de ser seguida" ou a pessoa ganha o adjetivo de "preguiçosa".

Mas deixe-me dizer que isso é uma mentira a alimentação saudável é perfeitamente possível de ser seguida e adotada na sua vida. E você não é preguiçosa (o) porque não consegue seguir essa dieta, aliás uma dieta que não leva em consideração o seu comportamento jamais deveria ser feita.

A alimentação saudável pode ser bem complexa, por isso é interessante saber formas de adotá-la e não passar apuros seja para promover o emagrecimento ou para simplesmente incluir mais diversidade na comida.

Como adotar uma alimentação saudável

    1. Organize sua refeição como se fosse um cardápio, escreva o que vai consumir em cada refeição e se possível escreva as preparações da semana toda com intuito de facilitar a sua rotina.
     2. Elabore lista de compra com base no cardápio que você realizou e não esqueça de incluir alimentos in natura e minimamente processados.
     3. Aprecie o gosto dos alimentos, de verdade. Eles não são alimentos da dieta, mas são alimentos que devem fazer parte da nossa rotina alimentar.
      4. Veja cada refeição como um momento para si mesma (o) e neste momento você pode cuidar da sua saúde e do seu corpo.
      5. Permita-se, comer um doce de vez em quando, não faz para ninguém.
      6. Quando você se permite, o sentimento de culpa dá lugar a abertura para diversidade de alimento, que é maravilhosa.

Conclusão

Alimentação saudável envolve uma série de alimentos que são importantes para nossa saúde. Cada nutriente possui sua função específica para o nosso corpo e consumir os alimentos naturais é o que faz a diferença para nossa saúde, mas não é apenas isso, é essencial um bom relacionamento com a comida para que você possa aproveitar ao máximo os benefícios de uma alimentação saudável.

Quer estar sempre por dentro de assuntos relacionados à alimentação saudável e comportamento alimentar? Curta a Fanpage Gosto Leve para não perder as novidades e ficar por dentro de todos os posts do blog.







  • Share:

You Might Also Like

0 comentários