Você sabe quais são os tipos de fome? Descubra como elas podem alterar seu apetite!

12:38

Tipos de fome

A fome é um estado fisiológico que pode ser influenciado por sinais que chegam ao nosso cérebro dizendo que precisamos de nutrientes, porém existe outros fatores que também orientam o surgimento dessa fome. 

Introdução 

A fome tem várias facetas e cada uma delas desperta nosso desejo por comer levando em consideração os sentidos que estão envolvidos. Podemos até considerá-la uma inimiga no dia-a-dia, mas é ela que nos alerta sobre a importância de reabastecer nossas energias e nutrientes ou saciar nossas vontades. 

Você conhece quais são os tipos de fome e como elas influenciam na forma que você vai comer? Se respondeu não vem comigo acompanhar a leitura deste texto. 

Fome física 

A fome física está relacionado com o estômago, basicamente estômago vazio manda sinais para o cérebro de que você precisa comer, assim você vai a procura de alimentos para satisfazer sua fome. 

Fome emocional

A fome emocional é caracterizada por uma fome urgente e especifica e procura alívio de algum sofrimento através da comida e nem sempre a fome física está presente. 

O alimento selecionado para o consumo representa alguma memória emocional prazerosa e satisfatória com intuito de que aquela comida posso diminuir o sofrimento existente. 

Fome visual 

Sabe aquela expressão "comer com os olhos"? Pois é, ela se encaixa perfeitamente nesse tipo de fome. É uma fome que é despertada pela beleza e organização do prato. Quanto mais belo o prato, mais ele desperta a fome. A gastronomia utiliza bastante o recurso para torna o prato apetitoso desde o visual. 

Para você ter noção de como o olhar influencia na nossa forma de comer é só imaginar uma pizza do seu sabor favorito exposta num prato, quentinha e com o queijo derretendo...Deu fome né? Agora imagine a mesma pizza sendo liquidificada com água e colocada no mesmo prato, está tudo misturado e você não consegue distinguir bem os ingredientes...Despertou a fome? Em algumas pessoas pode até causar repulsa. 

Pense agora, pelo visual que comida desperta sua fome? 

Fome olfativa 

Essa já bem conhecida da gente. É sempre mostrada naquele desenho do pica-pau (se você tem menos de 18 anos, talvez não conheça hahaha), onde o personagem segue o cheiro da comida e vai parar na casa de outro personagem. Tem as frases clássicas, como "cheirinho bom de comida" que rapidamente desperta nossa fome. 

E quem nunca viveu essa situação de não estar com fome, mas a partir do momento que sentiu o cheiro da comida ficou com vontade de comer? Quanto mais cheirosa a comida, melhor ela é! E o tempero, açúcar, sal e a gordura exercem uma fator importante deixando a comida com um cheiro irresistível. 

Fome palatável 

A fome palatável está relacionada ao consumo de algum alimentação ao consumo de algum alimento ou preparação que você considera gostoso e esteja relacionada a alguma necessidade do momento. 

Conhece aquela vontade de comer algo gostoso ou que vontade de comer doce ou salgado? Muitas pessoas a apresentam em determinados momentos e podem atribuir a algum comportamento guloso. 


Mas dessa forma isso impulsiona a comer mais. Se você reconhecer a fome palatável e a satisfazer sem julgamento é provável que se sinta melhor e satisfeito. 



Fome mental 

Já a fome mental se refere as memórias que vamos construindo em torno do alimento. E isso acontece desde a infância quando o nosso primeiro alimento, o leite, também é um momento para receber carinho e amor. 

Essas memórias alimentares são fortes e determinam o nosso modo de comer. Por exemplo, uma criança que construiu uma memória negativa sobre o brócolis dificilmente o comerá (sem que isso seja trabalhado) mesmo sabendo suas propriedades nutricionais. 

Mas o contrário também é verdadeiro. Se uma pessoa teve uma infância onde passava férias em um sítio e lá colhia brócolis com a família num momento divertido e gostoso é muito provável que isso estimule o consumo. 

E agora, fica uma dica para os pais de trazer emoções positivas e bem estar para mesa independentemente do consumo do alimento. 

Fome auditiva 

Sim sim temos pelo som da comida e está deve ser    correspondente ao que temos de memória sobre ele. 

Amendoim, biscoito, salgadinho de batata, batata frita, pastel, cenoura, alface. O que esses alimentos têm em comum? 

A crocância!!! E ela é tão importante que a nossa escolha no momento da compra a envolve. Olhamos bem a cenoura, pegamos várias dicas para fritar a batata, o pastel frito na hora, tudo isso para evitar que o alimento esteja murcho na hora do consumo. 

Quem nunca ficou decepcionado ao mastigar um alimento e ele não está crocante, uma baita frustração. 

Com alimentos macios é a mesma coisa. Aquele gnocchi que derrete na boca desperta uma sensação muito mais satisfatória do que gnocchi endurecido. 

E você já sentiu fome auditiva? Me conte nos comentários!

Conclusão 

A fome é influenciada por diversos fatores, como emoção, memória e sentidos. Todos eles determinam nossa fome e é importante entender a característica delas para não cair na falsa ideia de "sou gulosa (o)", sendo assim compreendendo os motivos que levam você a comer. 

Gostou de saber que existe diferentes tipos de fome? Compartilhe para que mais pessoas possam se beneficiar desse tipo de conteúdo! 

  • Share:

You Might Also Like

1 comentários

  1. Tenho todas esses tipos de fomes, principalmente a visual.
    Josi, esse seu post fez eu rebater todos os argumentos do Micael falando que eu sou gulosa, OBRIGADAAAAAAAAAAAA!

    ResponderExcluir